CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »
Blog Administrado por: Nanny, Manu, Flávio e Bela
Moderação da Comunidade Garotas Evangélicas as + Belas

terça-feira, 28 de julho de 2009

Saúde Como evitar a gripe durante uma pandemia grave?



Como evitar a gripe durante uma pandemia grave?

Não cumprimente as pessoas com gestos envolvendo contato físico (como apertos de mão ou beijos)
Mantenha distância mínima de 1 metro de outras pessoas na rua, prédios, etc
NUNCA LEVE A MÃO PARA O ROSTO PARA ESFREGAR OS OLHOS, NARIZ, ETC! até não chegar em casa e lavar muito bem as mãos com água e sabão
Se alguém espirrar na sua proximidade, contenha a respiração e procure se afastar para respirar novamente. Não leve sua mão ao rosto até não lavar a mesma abundantemente com água e sabão
Evite comer e beber em estabelecimentos públicos
Não compartilhe cigarros, copos, sanduíches, etc
Em escritórios, locais públicos, etc limpe e desinfete com com freqüência itens de uso comum como telefones, cadeiras, teclados, mouses, etc
Se você tiver um negócio que envolva agrupamentos públicos (cinemas, bares, restaurantes, etc), a pandemia é definitivamente o momento para fechar o comércio por umas semanas, dar férias aos funcionários e ficar em casa com a família.
Se estiver tomando conta de uma pessoa doente, use máscaras cirúrgicas (N95 - que devem ser descartadas após uso) e luvas (as quais devem ser descartadas ou desinfetadas com álcool). É muito importante que após uso esse material seja tratado como "contaminado" portanto, após manipular o mesmo e dispor dele apropriadamente, dever ser lavada imediatamente a mão com cuidado especial
Lavar as mãos esfregando bem ambas faces e espaços entre os dedos é a forma de remover possíveis virus que possam estar aderidos à pele após o contato com uma superfície contaminada. Portanto este processo é importante, mas sua eficiência fica muito reduzida se depois não estamos atentos à preservação desta higienização (que pode ser perdida simplesmente ao colocar a mão descoberta na maçaneta de um local público).
2. Mantenha-se saudável
Beba bastante líquido (evite excesso de álcool!)
Não coma alimentos fora da validade ou água suspeita
Não coma em excesso, e evite alimentos e líquidos com muito açúcar
Durma o bastante para se sentir descansado (se necessário, com uma breve soneca a tarde)
Tome um pouco de sol (com moderação) diariamente se possível (a
vitamina D é sintetizada pela exposição solar. Mesmo uma exposição somente dos braços é benéfica)
Evite fumar (toxinas do cigarro
paralisam e/ou destroem os cílios que "varrem" invasores no sistema respiratório)
faça sessões de exercícios leves (não se machuque!) e alongamentos, caminhe no seu jardim ou em locais sem aglomerações (pracinha perto de casa, etc - mas tomando todas as precauções descritas acima!)
Procure não entrar em pânico e manter o bom humor: divirta-se em casa com a família (que tal começar uma pequena horta em vasos no terraço?)
Antes da chegada da pandemia, não esqueça de manter suas visitas rotineiras ao dentista e médico em dia (uma dor de dente em uma pandemia pode ser catastrófica - mesmo porque talvez os dentistas não atendam durante a crise).
3. Tenha uma casa saudável
Luz solar e ar fresco são excelentes desinfetantes. Areje a casa de manhã. Se alguém visitar sua casa, peça para colocar uma máscara, evite contato físico, e limpe com álcool os locais onde a pessoa tocou. Evite mobilia (com quinas agudas, etc) que possa machucar as pessoas e crianças (isto pode evitar ter que ir ao pronto-socorro). Mantenha torneiras, fiação, extintores, caixas d’agua, etc sempre em perfeito estado de manutenção.
.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.